domingo, 7 de outubro de 2012

O sono da razão desperta monstros

Tanto tempo sem escrever, porque a vida é um teatro de sombras. Se nos escondemos, se nos escondermos, se escondidos estamos, nossa sombra nos trai. Se o medo assusta, ainda assim a vida continua indiferente à dor dos desvalidos, dos enfermos, dos órfãos de esperanças. Sou silêncio porque falar é tolice em um teatro de sombras. Minhas manhãs são árduas, pois a decisão que pesa sobre minha cabeça a cada manhã, cada louca manhã, cada manhã de insanidades neste mundo, a decisão é também a pergunta mais antiga e ancestral de nossos âmagos: porque vivo? Tergiverso em verso e prosa porque, assim, quando estamos doentes é como se estivéssemos em um plano mais louco, alucinante, as idéias combalem-se, as defesas não defendem, o liquido amniótico, os leucócitos, as vacinas, tudo trai, tudo subverte os próprios princípios e ponho-me a pensar no sol na casa da minha infância, da aranha enorme que escorregava pelo muro no jardim, dos pés de manga e dos morros escorregadios, as lembranças mais antigas que possuo. E sombras de sonhos com rodas d'água e serpentes deslizando pelos rios, memórias ainda mais antigas ou réplicas de sonhos tão antigos quanto.

E se falo de sonhos, tenho falar de Morfeu, lorde moldador, Oneiros, o grande perpétuo, o trilhador dos caminhos descobertos, o figurante dos pesadelos do devorador, aquele que tem dentes em lugar de olhos. Percebo que eu sou ele quando me perco nos meus próprios devaneios à frente do espelho. Meus olhos são escuros quando ponho-me concentrado a enxergar o poço de loucura que são estes vitrais. As palavras se perdem em labirintos que foram traçados para pensamentos. Pois como poderão elas chegar ao outro lado para expressar algo que é só sensação, perda, alvitre e loucura?

Caminhei durante algum tempo pela senda da lucidez até perceber que ninguém está lúcido: todos jogam o mesmo faz de conta da felicidade enquanto eu me despedaçava para ver o mundo tal como sempre fora: justo e cheio de luz, os santos e anjos a proteger os humildes e os servos. Mas não. Demian. Este é o nome da linha cataclísmica que separa a inocência da verdade, a pureza da realidade, a luz e trevas do cinza confuso que é este mundo. Não compartilho Demian, porque Demian, ou qualquer outro nome que lhe dêem, será descoberto por cada um a seu tempo. Ou não.

share